quinta-feira, 23 de junho de 2011

Brinco,logo aprendo - o uso educativo dos jogos educativos


    Há muito tempo, o valor do “jogar” e do “brincar” é reconhecido na Educação. O uso de jogos e brincadeiras auxilia na formação global da criança e é uma forma prazerosa de aprender.
    Nas últimas décadas, muitos tipos de jogos e brincadeiras foram desenvolvidos para a Internet e fazem enorme sucesso entre crianças e adolescentes. São apresentados nos mais diversos formatos, incluindo jogos de raciocínio e simulações, constituindo-se assim em um universo a ser explorado.
    Para as crianças dos primeiros anos do Ensino Fundamental, os jogos podem contribuir para o desenvolvimento da coordenação motora, atenção, levantamento de hipóteses e resolução de problemas, leitura e escrita em múltiplas linguagens, além de promover a vivência de comportamentos cooperativos.


Veja Sugestão de sites com jogos e brincadeiras

Turma da Mônica
Júnior
Ecokids
Sítio dos miúdos
Smartkids
Divertudo
Estadinho
Site do Senninha
Duende
Rede Escola
Trem Encantado
Iguinho
Crianças Uol
Guri
Kidleitura

Fonte: Caderno de Orientações Didáticas - Tecnologias na Educação

Para Refletir


"Sabia tudo, hoje sei que nada sei. A educação é o descobrimento progressivo da nossa ignorância"
Willian J. Durant

sábado, 4 de junho de 2011

Inserindo a Informática na Educação Infantil

  


   Atualmente temos facilidade em encontrar escolas de Educação Infantil que estão inserindo a informática nas suas práticas pedagógicas, porém é preciso muito cuidado, pois, grandes partes dessas escolas estão implantando apenas para terem um diferencial sobre a concorrência, onde muitas vezes não existem profissionais capacitados nem com clareza dos seus objetivos. Algumas escolas optam por terceirizar esse serviço e contratam professores capacitados nessa área, mas que pouco conhecem sobre o aprendizado com crianças dessa faixa de idade.
Infelizmente por muitas vezes esses profissionais acabam se perdendo na proposta inclusiva que a informática traz no período da Educação Infantil, com isso devemos considerar que o desenvolvimento da criança deve está intimamente ligado a uma relação de equilíbrio com aspectos afetivos e sociais; portanto uma criança que tem oportunidade de participar das aulas de informática bem planejadas só tem a ganhar,ao contrário do que se pensa, a inserção da informática na Educação Infantil jamais excluirá a imagem do professor que é e sempre será indispensável, ele apenas atuará como um facilitador, mediando toda essa tecnologia a partir do momento que ele tiver consciência que o apoio integral às crianças é que contribuirá para a construção do conhecimento das mesmas.