É preciso entender que informática é um mecanismo de apoio na escola que é a principal via de ação para todas as atividades exercidas pela sociedade
Informática na escola não se resume em apenas conectar-se na internet, usar um editor de texto ou fazer planilhas
A informática na escola pode ser dividida em duas grandes áreas:
Informática técnica: que vai mostrar os mecanismos utilizados para operações, analisar diversos sistemas de apoio ou equipamentos que possam então levar o indivíduo à utilização
Informática pedagógica: vai estar presente em sala de aula, mediada pelo professor para complementar as atividades desenvolvidas em sala de aula, utilizando o computador e softwares específicos das disciplinas, propondo para o aluno um modelo diferente de aprendizado
INFORMÁTICA EDUCATIVA
A relação cada vez mais íntima, entre informática e educação vem mostrar que a difusão, em larga escala, de computadores em setores estratégicos da sociedade impõe uma real mudança na formação de novas competências técnico-práticas e emancipatórias para a comunidade escolar
A informática possui uma indubitável (não resta dúvida) contribuição na construção de uma nova sociedade
Educar para as mídias implica percebê-las além das práticas meramente instrumentais de manipulação das mesmas, caracterizando o tecnicismo redutor e acrítico]
Praticar uma educação para as mídias só é possível se houver uma qualificação na formação de professores, uma mudança efetiva no sentido de superar o caráter redutor(na utilização) da tecnologia educacional, sem perder suas contribuições
Quanto à utilização da informática na educação, encontramos diversas abordagens que a permeiam, desde sua perspectiva instrutiva, interconectiva, virtual e a psicopedagógica
Leitura da nota página 183
INFORMÁTICA INSTRUTIVA/COGNITIVA
Ensinar a criança a pensar
Linguagem de programação LOGO – desenvolvida década de 60-
A criança passaria a usar o computador para trabalhar e pensar
Ênfase dada por Papter sobre os estudos da linguagem Logo se encerra na visão de que o computador, enquanto ferramenta de programação, possibilita o desenvolvimento cognitivo da criança
INFORMÁTICA INTERCONECTIVA
Acesso à informação
Escola preparar o indivíduo para viver na atual sociedade informatizada e conectada
Papel criativo no uso das ferramentas
Comunicar-se com diversas pessoas conectadas na rede, desenvolver pesquisas através de consulta aos textos e hipertextos na internet, disponibilizar uma página pessoal criando uma identidade dentro da rede, estes são alguns dos projetos que se desenvolvem nas escolas
A internet vem ocupando um lugar na educação caracterizado como uma estratégia democrática de expressão para os alunos quando orientado pelos professores e pelas professoras
Manipular as tecnologias e as informações passam a ser uma competência que associa a habilidade técnica à crítica e à reflexão
Dicas página 185, fazer leitura
INFORMÁTICA VIRTUAL
Não se pode afirmar que os avanços tecnológicos sejam acompanhados no mesmo ritmo pela educação
Leitura nota página 186.
INFORMÁTICA PSICOPEDAGÓGICA
Pesquisas revelam que alunos que passaram pelo ambiente de aprendizagem enriquecido pelo computador não sofreram reprovação
É explorada pela psicopedagogia a utilização da informática para pessoas portadoras de necessidades especiais
Pesquisas que observam a produção de formas de interatividade e sociabilidade, centrando –se no plano psicoafetivo e social na utilização do computador.
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