sábado, 27 de agosto de 2011

METODOLOGIA WEBQUEST (PESQUISA NA INTERNET)



   A Webquest é uma metodologia de pesquisa orientada, em que quase ou todos os recursos utilizados são provenientes da Web
A utilização de software no âmbito educacional é desejável, auxiliando o professor em relação à qualidade e ao tempo de aprendizagem do aluno, pois ajuda a tornar o ambiente favorável ao processo de ensino-aprendizagem
O software deve ser uma ferramenta que complemente, aperfeiçoe e se possível melhore a qualidade de ensino não devendo transformar em uma maneira simplesmente de informatizar o ambiente educacional
Para que a metodologia funcione, o professor precisa pesquisar na internet o assunto a ser ensinado antes de passar o trabalho de pesquisa aos alunos
É necessário aprender técnicas de pesquisas eficazes na internet e garimpar aquilo que precisa, podendo elaborar uma situação, um problema a ser resolvido, que instigará os alunos na busca da informação.

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO




É preciso entender que informática é um mecanismo de apoio na escola que é a principal via de ação para todas as atividades exercidas pela sociedade
Informática na escola não se resume em apenas conectar-se na internet, usar um editor de texto ou fazer planilhas
A informática na escola pode ser dividida em duas grandes áreas:
Informática técnica: que vai mostrar os mecanismos utilizados para operações, analisar diversos sistemas de apoio ou equipamentos que possam então levar o indivíduo à utilização
Informática pedagógica: vai estar presente em sala de aula, mediada pelo professor para complementar as atividades desenvolvidas em sala de aula, utilizando o computador e softwares específicos das disciplinas, propondo para o aluno um modelo diferente de aprendizado
INFORMÁTICA EDUCATIVA
A relação cada vez mais íntima, entre informática e educação vem mostrar que a difusão, em larga escala, de computadores em setores estratégicos da sociedade impõe uma real mudança na formação de novas competências técnico-práticas e emancipatórias para a comunidade escolar
A informática possui uma indubitável (não resta dúvida) contribuição na construção de uma nova sociedade
 
Educar para as mídias implica percebê-las além das práticas meramente instrumentais de manipulação das mesmas, caracterizando o tecnicismo redutor e acrítico]
Praticar uma educação para as mídias só é possível se houver uma qualificação na formação de professores, uma mudança efetiva no sentido de superar o caráter redutor(na utilização) da tecnologia educacional, sem perder suas contribuições
Quanto à utilização da informática na educação, encontramos diversas abordagens que a permeiam, desde sua perspectiva instrutiva, interconectiva, virtual e a psicopedagógica
Leitura da nota página 183
INFORMÁTICA INSTRUTIVA/COGNITIVA
Ensinar a criança a pensar
Linguagem de programação LOGO – desenvolvida década de 60-
A criança passaria a usar o computador para trabalhar e pensar
Ênfase dada por Papter sobre os estudos da linguagem Logo se encerra na visão de que o computador, enquanto ferramenta de programação, possibilita o desenvolvimento cognitivo da criança
INFORMÁTICA INTERCONECTIVA
Acesso à informação
Escola preparar o indivíduo para viver na atual sociedade informatizada e conectada
Papel criativo no uso das ferramentas
Comunicar-se com diversas pessoas conectadas na rede, desenvolver pesquisas através de consulta aos textos e hipertextos na internet, disponibilizar uma página pessoal criando uma identidade dentro da rede, estes são alguns dos projetos que se desenvolvem nas escolas
A internet vem ocupando um lugar na educação caracterizado como uma estratégia democrática de expressão para os alunos quando orientado pelos professores e pelas professoras
Manipular as tecnologias e as informações passam a ser uma competência que associa a habilidade técnica à crítica e à reflexão
Dicas página 185, fazer leitura
INFORMÁTICA VIRTUAL
Não se pode afirmar que os avanços tecnológicos sejam acompanhados no mesmo ritmo pela educação
Leitura nota página 186.
INFORMÁTICA PSICOPEDAGÓGICA
Pesquisas revelam que alunos que passaram pelo ambiente de aprendizagem enriquecido pelo computador não sofreram reprovação
É explorada pela psicopedagogia a utilização da informática para pessoas portadoras de necessidades especiais
Pesquisas que observam a produção de formas de interatividade e sociabilidade, centrando –se no plano psicoafetivo e social na utilização do computador.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Brinco,logo aprendo - o uso educativo dos jogos educativos


    Há muito tempo, o valor do “jogar” e do “brincar” é reconhecido na Educação. O uso de jogos e brincadeiras auxilia na formação global da criança e é uma forma prazerosa de aprender.
    Nas últimas décadas, muitos tipos de jogos e brincadeiras foram desenvolvidos para a Internet e fazem enorme sucesso entre crianças e adolescentes. São apresentados nos mais diversos formatos, incluindo jogos de raciocínio e simulações, constituindo-se assim em um universo a ser explorado.
    Para as crianças dos primeiros anos do Ensino Fundamental, os jogos podem contribuir para o desenvolvimento da coordenação motora, atenção, levantamento de hipóteses e resolução de problemas, leitura e escrita em múltiplas linguagens, além de promover a vivência de comportamentos cooperativos.


Veja Sugestão de sites com jogos e brincadeiras

Turma da Mônica
Júnior
Ecokids
Sítio dos miúdos
Smartkids
Divertudo
Estadinho
Site do Senninha
Duende
Rede Escola
Trem Encantado
Iguinho
Crianças Uol
Guri
Kidleitura

Fonte: Caderno de Orientações Didáticas - Tecnologias na Educação

Para Refletir


"Sabia tudo, hoje sei que nada sei. A educação é o descobrimento progressivo da nossa ignorância"
Willian J. Durant

sábado, 4 de junho de 2011

Inserindo a Informática na Educação Infantil

  


   Atualmente temos facilidade em encontrar escolas de Educação Infantil que estão inserindo a informática nas suas práticas pedagógicas, porém é preciso muito cuidado, pois, grandes partes dessas escolas estão implantando apenas para terem um diferencial sobre a concorrência, onde muitas vezes não existem profissionais capacitados nem com clareza dos seus objetivos. Algumas escolas optam por terceirizar esse serviço e contratam professores capacitados nessa área, mas que pouco conhecem sobre o aprendizado com crianças dessa faixa de idade.
Infelizmente por muitas vezes esses profissionais acabam se perdendo na proposta inclusiva que a informática traz no período da Educação Infantil, com isso devemos considerar que o desenvolvimento da criança deve está intimamente ligado a uma relação de equilíbrio com aspectos afetivos e sociais; portanto uma criança que tem oportunidade de participar das aulas de informática bem planejadas só tem a ganhar,ao contrário do que se pensa, a inserção da informática na Educação Infantil jamais excluirá a imagem do professor que é e sempre será indispensável, ele apenas atuará como um facilitador, mediando toda essa tecnologia a partir do momento que ele tiver consciência que o apoio integral às crianças é que contribuirá para a construção do conhecimento das mesmas.















domingo, 29 de maio de 2011

A importância da Informática na Educação e na Vida

   Estamos praticamente vivendo na sociedade do conhecimento onde os processos de aquisição do conhecimento assumem um papel de destaque exigindo um profissional crítico, criativo, reflexivo e com capacidade de pensar, de aprender a aprender, de trabalhar em grupo e de se conhecer como indivíduo. Cabe à educação formar esse profissional. No entanto, a educação capaz de formar esse profissional não pode mais ser baseada na instrução que o professor transmite ao aluno mas, na construção do conhecimento pelo aluno e no desenvolvimento dessas novas competências. Isso implica em entender o computador como uma nova maneira de representar o conhecimento provocando um redirecionamento dos conceitos básicos já conhecidos e possibilitando a busca e compreensão de novas idéias e valores.



Com a informática  na sala de aula fica tudo mais facil de:
  
  Interagir!
                   

                   Aprimorar conhecimentos!